Maior
caminhão elétrico do mundo não gasta energia para recarregar
Redação
do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2018
O caminhão
elétrico não consome energia externa para recarregar as baterias.
[Imagem: Andreas Sutter]
Caminhão elétrico
Embora você já encontre alguns
carros elétricos para comprar nas concessionárias, fabricar caminhões elétricos tem
sido mais problemático porque os motores saem caros demais e as baterias roubam
espaço precioso das cargas.
Engenheiros suíços resolveram
enfrentar esse problema de uma vez por todas e, para provar que caminhões
também podem ser elétricos, eles decidiram construir logo o maior caminhão
elétrico do mundo.
O resultado é um fora-de-estrada
gigantesco, do tipo usado em mineração e construção civil, pesando 58 toneladas
vazio, e capaz de carregar outras 65 toneladas de carga útil.
Energia regenerativa
As baterias são, obviamente,
as maiores baterias já construídas para um veículo elétrico, pesando 4,5
toneladas, o equivalente a quatro automóveis de passeio.
A melhor notícia é que o eDumper
não precisará parar para recarregar. Ele vai transportar calcário de uma área
de mineração mais alta para uma usina de processamento mais baixa. Durante a
descida, totalmente carregado, a energia regenerativa da frenagem será suficiente
para carregar as baterias.
De acordo com os cálculos da
equipe, a eletricidade gerada dessa maneira será suficiente para a jornada de
retorno, com o caminhão vazio, até a área da mina. Assim, o caminhão elétrico
ser tornará um veículo com consumo zero de energia - o balanço de energia exato
do eDumper será aferido pela equipe durante os próximos meses.
Se os dados reais confirmarem as
estimativas, o caminhão deverá transportar 300.000 toneladas de rocha nos
próximos 10 anos, economizando 500.000 litros de diesel e evitando lançar 1.300
toneladas de CO2 na atmosfera.
O projeto do caminhão elétrico
foi coordenado por engenheiros da Universidade de Berna e do laboratório EMPA,
e a construção ficou a cargo de um grupo de sete empresas suíças, que partiram
do chassi de um caminhão Komatsu HD 605-7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário