sábado, 26 de dezembro de 2015

Mudanças, eleições e terroristas

Irã tem mais de 12 mil candidatos às eleições legislativas

26/12/2015 13h58
  • Teerã

Da Agência Lusa
Mais de 12 mil pessoas registraram candidatura para as eleições parlamentares no Irã, marcadas para fevereiro. É o maior número de candidatos desde a revolução islâmica de 1979.

De acordo com o ministro iraniano do Interior, o número de pessoas que registraram a candidatura até essa sexta-feira (25), data-limite estabelecida, aumentou quase 100% em comparação às eleições legislativas de 2012.

Foram contabilizados 12.123 candidatos, sendo 1.434 mulheres, acrescentou o ministro, citado pela agência Irna.

As mulheres são cerca de 11% dos candidatos aos 290 lugares disponíveis nas eleições de 26 de fevereiro, um aumento de 8% em relação ao último pleito.

A proporção de candidatos com menos de 50 anos aumentou de 67% para 73%. O candidato mais novo tem 30 anos e o mais velho, 75.

A lista definitiva de candidatos será divulgada em 9 de fevereiro.



Polícia austríaca alerta sobre possíveis ataques terroristas na Europa

  • 26/12/2015 15h10
  • Viena
Da Agência Lusa
A polícia da Áustria informou, neste sábado (26), que aumentou as medidas de segurança na capital, Viena, depois de ter recebido um aviso sobre possíveis ataques terroristas em várias capitais europeias nos próximos dias. Os avisos, feitos pelo serviço secreto de um país amigo da Áustria, contêm nomes concretos de possíveis terroristas, de acordo com comunicado divulgado pela polícia austríaca.

Segundo os avisos, é possível que ocorram ataques com explosões e disparos em locais com grandes concentrações de pessoas em várias capitais europeias. A polícia austríaca assinala que a investigação aos nomes de possíveis terroristas ainda não produziu resultados. “Trata-se de um indício que, devido à sua intensidade, mostra que enfrentamos uma situação de perigo mais elevada” do que a vivida até agora, diz a nota.

A polícia informou que seus agentes estão mobilizados para as possíveis ameaças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário