Fibra de
carbono armazena energia na lataria dos carros
Redação
do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2018
Baterias estruturais darão maior autonomia a carros e aviões
elétricos.[Imagem: Yen Strandqvist/Chalmers]
Bateria estrutural
Há alguns anos, engenheiros vêm
tentando transformar as latarias dos carros em "laterias",
peças estruturais e de segurança que sejam simultaneamente capazes de armazenar
energia.
Uma equipe da Suécia agora
descobriu como fazer com que as fibras de carbono funcionem como eletrodos de baterias de lítio,
armazenando energia diretamente.
O uso desse tipo de material
multifuncional pode contribuir para uma significativa redução de peso e aumento
na autonomia não apenas dos carros híbridos e elétricos,
mas também dos aviões elétricos - aviões
de passageiros precisarão ser muito mais leves do que os atuais para serem
alimentados por eletricidade.
"O corpo de um carro então
não seria simplesmente um elemento de suporte de carga, mas também funcionaria
como uma bateria. Também seria possível usar a fibra de carbono para outros
fins, como colher energia cinética, para sensores, ou como condutores de
energia e dados. Se todas essas funções fizessem parte da estrutura de um carro ou de uma aeronave, isso
poderia reduzir o peso em até 50%," disse o professor Leif Asp, da
Universidade de Tecnologia Chalmers.
Protótipo da bateria estrutural construída pela equipe. Cada malha é
constituída por 24.000 fibras individuais de carbono. [Imagem: Yen
Strandqvist/Chalmers]
Bateria de fibra de carbono
O professor Asp liderou um grupo
multidisciplinar que demonstrou que a microestrutura das fibras de carbono
afeta suas propriedades eletroquímicas, ou seja, sua capacidade de operar como
eletrodo em uma bateria de íons de lítio - os eletrodos das baterias de lítio
são tipicamente feitos de carbono, embora não na forma de fibras.
"Agora nós sabemos como as
fibras de carbono multifuncionais devem ser fabricadas para atingir uma alta
capacidade de armazenamento de energia, além de garantir rigidez
suficiente," disse Asp. "Uma ligeira redução na rigidez não é um
problema para muitas aplicações, como carros. O mercado é atualmente dominado
por compósitos caros de fibra de carbono cuja rigidez é adaptada para o uso em
aviões. Há, portanto, algum potencial para os fabricantes de fibra de carbono
ampliarem sua utilização."
De fato, os tipos de fibra de
carbono com boas propriedades eletroquímicas para funcionar como baterias
apresentaram uma rigidez ligeiramente maior do que a do aço, enquanto os tipos
com as piores propriedades eletroquímicas são apenas duas vezes mais rígidas do
que o aço.
Assim, para a indústria da
aviação, poderá ser necessário aumentar um pouco a espessura dos compósitos de
fibra de carbono para compensar a redução da rigidez das peças quando de sua
transformação em baterias estruturais, mas isso traria o benefício adicional de
aumentar sua capacidade de armazenamento de energia.
"Além disso, a menor
densidade de energia das baterias estruturais as tornaria mais seguras do que
as baterias padrão, especialmente porque também não conteriam substâncias
voláteis," disse o pesquisador, acrescentando que a equipe já está em
colaboração com os setores automotivo e de aviação para começar os testes da
tecnologia.
Bibliografia:
Graphitic microstructure and performance of carbon fibre Li-ion structural battery electrodes
Giulia Fredi, Steffen Jeschke, Athmane Boulaoued, Joachim Wallenstein, Masoud Rashidi, Fang Liu, Ross Harnden, Dan Zenkert, Johan Hagberg, Göran Lindbergh, Patrik Johansson, Lorenzo Stievano, Leif E. Asp - Multifunctional Materials - Vol.: 1, Number 1
Graphitic microstructure and performance of carbon fibre Li-ion structural battery electrodes
Giulia Fredi, Steffen Jeschke, Athmane Boulaoued, Joachim Wallenstein, Masoud Rashidi, Fang Liu, Ross Harnden, Dan Zenkert, Johan Hagberg, Göran Lindbergh, Patrik Johansson, Lorenzo Stievano, Leif E. Asp - Multifunctional Materials - Vol.: 1, Number 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário