PARA SUA LOJA VIRTURAL NÃO FRACASSAR
Especialista mostra
como ter sucesso no negócio online apontando os principais erros de quem abre
uma loja virtual
Lojas virtuais: 60% delas fecham antes de completar um ano
de vida
O
negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negócio e oferece
certos riscos de investimentos. Infelizmente no Brasil, 60% das lojas virtuais
fecham antes de completar um ano de vida.
O
diretor presidente do portal Pagamento Já, Arnaldo Korn, explica que conhecer
os motivos principais que levam a decadência é o primeiro passo para aumentar
as chances de sucesso.
A
seguir, confira os oito motivos apontados pelos executivo e aprenda por que
isso acontece e como evitar.
1 – Falta de Planejamento:
Planejar
nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro, talvez
seja esse o motivo do SEBRAE apontar um insucesso na casa dos 53% para as micro
e pequenas empresas nos três primeiros anos de vida.
É
impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A ferramenta mais
importante nesse planejamento é o “plano de negócio”, o ponta-pé inicial que
deve ser dado respondendo as seguintes questões: O que vou vender? Quem vai
montar minha loja? Quem é o meu concorrente? Quanto gastarei para iniciar o
negócio?
2 – Foco no Mercado:
Não
tente vender de tudo, deixe isto para as grandes lojas. Lembre-se que a
internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e que seu público
é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento específico é o
começo. Na internet uma pequena fatia de mercado representa milhões de
consumidores, basta ter “foco”.
3 – Falta de mão de obra qualificada:
Não
basta saber navegar na internet, é importante conhecer minimamente o
“gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento
de trafego. Estes três itens são básicos e essenciais.
4 – Falha na divulgação:
Para
dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos
nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual,
ninguém consegue ver e portanto ninguém irá comprar.Aqui entra em ação o
“planejamento de marketing e divulgação”, para otimizar o site nos mecanismos
de busca, natural ou patrocinado, apoio em redes sociais, divulgação em outros
sites, assessoria de imprensa, etc.
5 - Falta de Planejamento Logístico:
Um
assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas
entre a loja e o consumidor. Sabendo-se deste fato, é bom fazer um planejamento
de maneira delicada e detalhada do seu sistema de logística.
6 - Fraude:
A
fraude, principalmente na venda com cartões de crédito, poderá acarretar grande
prejuízo à loja virtual, levando ao seu fechamento, além de acabarem devendo às
operadoras em função de antecipações negativadas em suas contas.
Portanto,
não é bom arriscar neste campo minado. Utilize portais especializados em
pagamentos com sistema antifraude conferindo grande segurança nas transações.
7- Falta de Monitoramento:
Muitas lojas acabam
fracassando, pois a sua administração não consegue ou não sabe visualizar o que
esta ocorrendo em termos de análise de acessos, resultados de campanhas e
marketing. Acabam tomando decisões - na maioria das vezes erradas - baseadas em
suposições.
Sendo assim, a web
análise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual, sendo primordial que
o web empreendedor se familiarize com o “Google Analytics”.
8- Falha no Atendimento:
Muito
se fala em atendimento - e deveria se falar muito mais - e a sua loja pode ser
virtual, mas o cliente é real e necessita de atendimento.
O
cliente precisa saber exatamente o que esta acontecendo com o pedido de compra
dele. O site, por sua vez, precisa ter um bom canal de comunicação com o
cliente e transmitir a este credibilidade.
Artigo de: Arnaldo
Korn, diretor presidente do portal Pagamento Já (pagamentoja.com.br)
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